Na minha primeira leitura das HQs de Avatar, descobri um dos maiores mistérios que os fãs de A Lenda de Aang e A Lenda de Korra discutiram por anos: O que aconteceu com a mãe de Zuko?
A história se passa após o terceiro livro de A Lenda de Aang e segue Zuko, que precisa saber sobre sua família para seguir em frente e finalmente liderar a Nação do Fogo. No entanto, além do time Avatar, Zuko conta com uma aliada inesperada: sua irmã Azula.
Fiquei tristinha por não ver a Toph nessa história, mas ela é muito boa e segue a dinâmica da animação, com uma ótima interação entre o Avatar e os espíritos, isso sem falar nas conversas do grupo, que tem a seriedade do Zuko, o otimismo do Aang, a preocupação da Katara e o humor de Sokka, agora com o acréscimo da loucura de Azula.
É muito bom ver outros personagens também, como as maravilhosas Guerreiras Kyoshi, que agora são da guarda da Nação do Fogo, e o tio Iroh, que continua um fofo e instituiu o Dia do Chá!
Durante a narrativa somos envolvidos principalmente por relações familiares, seja a exemplar de Sokka e Katara, a almejada de Zuko com e sua mãe Ursa, a problemática entre Ursa e Azula, além da central que ocorre entre Zuko e Azula.
Fui pega de surpresa ao conhecer a história de Ursa, que sofreu muito por ser tirada de sua família e amor para se casar com o desprezível príncipe Ozai, inclusive, durante a narrativa descobrimos que Ursa ajudou seu marido a matar o então Senhor do Fogo e que fez tudo isso para deixar Zuko seguro.
Logo, Ursa precisa se afastar dos filhos por ordem de Ozai, e por meio de uma entidade espiritual, troca não só de rosto, como perde todas as suas memórias, aquelas das da vida que não queria ter tido. É triste ver como a trajetória de muitos foi afetada pela tirania de líderes opressores: Azula criou um enorme medo de rejeição, Zuko torcia para não ser filho de seu pai e Ursa perdeu tudo.
Quando Zuko descobre o que houve com Ursa, vai atrás de sua mãe disposto a conhecê-la e perdoar tudo o que houve, já Azula, atormentada por alucinações e paranoias, quer matar sua mãe. No final, tudo dá certo, com um reencontro familiar emocionante, fazendo Zuko finalmente se sentir pronto para cumprir seu destino como o Senhor do Fogo.
Devo dizer que me empolguei muito com a leitura de uma HQ de Avatar, principalmente porque percebo que elas se mantém fiéis aos traços dos desenhos, a personalidade dos personagens e também ao estilo de narrativa (daqueles que não dá vontade de parar nunca!)
Recomendo muito que leiam e deixo aqui o link da minha fonte de leitura e de alegria destes últimos dias: https://leitor.mundoavatar.com.br/
Até a próxima Freaks!
Comments