Diferente da categoria dos Curtas Animados, o prêmio de Melhor Animação do Oscar normalmente é dado aos filmes mais mainstream e americanos. Mas não é por isso que a categoria deixa de ser interessante, sendo que já reconheceu obras incríveis como A Viagem de Chihiro, Homem-Aranha no Aranhaverso, Wall-e e Shrek.
Este ano não é diferente e os indicados definitivamente mostram o potencial das animações, seja em roteiro, visual e até mesmo na abordagem de temas importantes. Então, sem mais delongas, apresento para vocês meu ranking das animações, da que menos gostei para a que mais gostei. Confira:
5- Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca
Quando descobre um alien perdido em sua cidade, Shaun faz de tudo para ajudar o amigo fofinho a voltar para casa, incluindo botar em prática planos malucos, que geram muita emoção e cenas divertidíssimas.
O filme está disponível na Netflix e é uma graça, tem o tempo certo para não ficar enjoativo, além de ser palatável para crianças e adultos. Ele não traz nada de inovador e dentre os candidatos não se destaca, mas é ótimo para assistir em um dia estressante.
4- Soul
Soul conta a história de um músico extremamente focado que sofre um acidente após ser aceito em uma banda de Jazz e, depois disso, faz de tudo para para continuar vivendo. Durante sua trajetória ele conhece 22, uma alma sarcástica que não quer viver em nosso mundo.
A animação é contemplativa, linda e cheia de estilo. Minha opinião sobre ela não mudou nada desde a crítica que escrevi para o site, no entanto, levando em consideração os outros filmes, não vejo o mesmo brilho.
Soul é o desenho mais adulto desta lista e passa ótimas mensagens, mas não tem todo aquele "tcham" que torna os filmes da Pixar inesquecíveis.
O filme está disponível no Disney+.
3- A Caminho da Lua
Quando seu pai apresenta a mais nova namorada, Fei Fei fica determinada a ir até a lua para provar a existência de uma lendária deusa, que é o símbolo de amor e da história mais tradicional contada por sua mãe, falecida anos atrás.
Esse filme também tem crítica aqui no site e é um primor na parte musical, além de ter um visual incrível e falar de forma delicada sobre a perda de um ente querido.
Eu recomendo muito que assistam, o longa pode ser encontrado na Netflix.
2- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Dois irmãos conta a história de elfos que recebem um cajado de bruxo de seu falecido pai, capaz de trazê-lo de volta à vida. Inexperientes, eles não conseguem executar o feitiço e acabam gerando uma criatura sem cabeça.
Esse filme tem um significado especial para a redatora que vos fala, eu assisti na noite de Natal e me trouxe uma ótima sensação de amor e família. Além disso, o timing de humor aqui é perfeito e ainda tem aquela pitada nerd na narrativa, com muitos elementos de RPG.
O final do filme foi satisfatório de uma forma única, usando um elemento (que eu não vou dar spoiler) que se encaixa perfeitamente com tudo que nos foi apresentado.
O filme está disponível no Disney+.
1- Wolfwalkers
O filme conta a história de uma jovem caçadora que viaja com seu pai à Irlanda para eliminar a última alcateia de lobos. Mas tudo muda quando ela se torna amiga de uma integrante desta alcateia, que além de ser loba, também consegue se transformar em humana.
Eu já falei dele nesta semana, mas preciso ressaltar como Wolfwalkers é diferente! E eu gosto tanto disso no filme, ele traz um grande frescor comparado aos outros longas de animação. A história é bem original, tem uma trilha sonora fantástica e se arrisca ao abordar uma outra cultura, saindo do tradicional ideal americano.
Assista o filme no Apple TV+.
Pois bem Freaks esse é o meu ranking, qual é o de vocês?
Comments